270128787_3160197627550744_6991347177729354631_n.jpg

A escolha dos tipos de pavimentação que serão utilizadas podem ser uma decisão muito difícil mesmo com poucas opções.

Analisar o custo-benefício ao longo de toda a sua vida útil pode acabar sendo um excelente parâmetro. Há 4 tipos de pavimentação: flexível, semirrígido, rígido e intertravado. Entender as diferenças entre eles e conhecer a fundo os detalhes de cada obra acabam sendo fundamentais para determinar qual melhor atende às necessidades específicas para o momento.

Pavimentação flexível
O asfalto acaba demandando menores investimentos e por vezes resolve bem a situação sendo a melhor indicação. Quando bem planejada e adequadamente executada a pavimentação flexível se adequa e atende bem às necessidades demandadas em uma vida pública. É fácil dar manutenção visto que pode receber intervenção apenas no local, possui uma vida útil interessante com cerca de dez anos. No caso de necessária remoção a manta asfáltica tem total aproveitamento.

Semirrígida
Esse tipo de pavimentação tem base concretada e recebe uma cobertura de pavimento flexível. Apresenta um nível de deformidade intermediário superior ao anterior. Tem sua indicação de uso sobretudo para locais onde há o tráfego de veículos pesados. Os seus custos de execução são relativamente baixos e assim como o pavimento do tipo flexível também pode acabar sendo reciclado.

Pavimento rígido
O pavimento rígido apresenta ao longo do tempo menor necessidade de manutenção e reparo e é feito através de placas de concreto. Entre os três, pavimento flexível e semirrígido, o rígido acaba sendo o que menos se degrada e o que apresenta melhor resistência ao derramamento de combustível e óleo, comum dos veículos que trafegam sobre ele. São excelentes opções para construção de pontos estáticos como os pontos de ônibus. Tem custo alto de implantação e em casos de problemas toda a placa de concreto deve ser substituída.

Pisos Intertravados
Esse tipo de piso é destinado às áreas externas de estacionamentos, áreas externas de edifícios e também pode acabar sendo colocado em calçadas.